23/04/2020 admin

Dança também é para criança

A dança para crianças é uma excelente atividade para estimular vários aspectos do desenvolvimento. Isso porque, além de ser uma prática que trabalha diretamente vários aspectos corporais, ela também é uma forma de expressão. 

Não é à toa que é possível encontrar registros do ato desde os primórdios da humanidade. 

Uma criança que prática dança tem uma série de diferenciais em sua vida do que uma que não faz esse tipo de atividade. E nesse post vamos detalhar mais à fundo esses benefícios.

O corpo 

Crianças que dançam conseguem ter mais consciência sobre o próprio corpo. Cada novo movimento é uma forma do pequeno entender mais à fundo sobre si mesmo, e assim aperfeiçoar a questão da coordenação motora. 

A criança passa a ter mais flexibilidades nos movimentos, um equilíbrio maior e até mesmo mais resistência muscular conforme a modalidade praticada. E tudo isso contribui para um desenvolvimento mais saudável. 

É preciso lembrar que a dança também é considerada um exercício físico, sendo, inclusive, recomendada para crianças que possuem uma tendência a obesidade. Seja por conta do peso atual ou até mesmo por fatores como a pré-disposição genética. 

Os pequenos que praticam alguma modalidade dessa arte conseguem melhorar o condicionamento físico, o controle respiratório (uma vez que o controle da respiração é fundamental durante os movimentos) e até mesmo ter mais energia para outras atividades do dia a dia. 

A mente

A parte mental também é diretamente trabalhada através da dança. Durante a infância é comum que várias incertezas surjam na cabeça da criança por conta justamente do processo de crescer. E com isso, ela pode ter problemas como: 

  • Falta de autoconfiança;
  • Baixa autoestima;
  • Dificuldades de se sociabilizar; 
  • Incertezas sobre a construção da própria personalidade entre outras. 

E é através da dança que ela poderá trabalhar todos esses aspectos e assim também ter um desenvolvimento mental igualmente bom ao corporal. 

É preciso salientar que a dança é uma atividade social. Logo, por meio dela é possível que a criança tenha contato com outros indivíduos da sua idade, e que aprenda como interagir com todos de maneira saudável, além de aprender também como trabalhar em equipe. 

Essa prática também age diretamente na autoconfiança e autoestima. O contato direto com o próprio corpo e os movimentos que trabalham a particularidade cada membro, são excelentes para trabalhar o amor próprio e a compreensão sobre como cada indivíduo é único em suas particularidades.

Além disso, a dança também mostra que é possível se expressar de outras formas. Inclusive, esse tipo de prática é altamente indicada por especialistas para crianças que possuem algum tipo de deficiência, uma vez que elas podem explorar novas possibilidades e entender mais à fundo como se inserirem na sociedade. E essa prática pode, ainda melhorar a qualidade da leitura, da escrita e da criatividade nas redações.

As Crianças que dançam sonham, elaboram, criam, saem da realidade concreta e através do domínio do corpo, na música, dentro de um determinado tempo e espaço tornam “O impossível possível, o possível prazeroso e o prazeroso elegante”, de acordo com com Moshé Feldenkrais, criador da técnica somática Feldenkrais que busca equilíbrio entre corpo e mente.

A dança para crianças é sem sombra de dúvidas uma excelente alternativa para os pequenos de todas as idades.

Quer ficar por dentro da nossa agenda e das novidades do grupo Primeiro Ato? Então não deixe de seguir a gente no Facebook e também no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *